Provas implícitas e explícitas da existência do Purgatório
A Palavra de Deus nos ensina que somente aqueles que estão puros, ou
seja justificados, podem herdar a vida eterna e consequentemente terem
acesso à visão beatífica de Deus ( Sl 14 ; Hb 12, 22-23 ; Mt 5,8 ).
Infelizmente, também é verdade, pouquíssimos cristãos partem desta vida
totalmente reconciliados com Deus e com os irmãos. O Senhor vem então,
em socorro de nossas fraquezas, com sua misericórdia, permitindo que
aqueles que estão destinados ao céu, ou seja que procuraram pautar suas
vidas pela mensagem e vivência evangélica, mas que ainda carregam em si
algumas imperfeições e pecados possam ser purificados, de algum modo,
após a morte. O purgatório
é portanto, uma exigência da razão e mesmo da caridade de Deus por nós.
Hoje, infelizmente, muitos negam a realidade do purgatório, afirmando
que o mesmo não se encontra na Bíblia. O termo “purgatório” não existe
na Bíblia, mas a realidade, o conceito doutrinário deste lugar de
purificação existe. Examinemos:
“Todo o que tiver falado contra o Filho do homem será perdoado. Se,
porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste
mundo, nem no mundo vindouro.” ( Mt 12, 32).
O pecado contra o Espírito Santo, ou seja a pessoa que recusa de
todas as maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado nem neste
mundo, nem no mundo futuro. Acena o Senhor Jesus neste trecho
implicitamente, que há pecados que serão perdoados no mundo futuro, i.
é após a morte.
Ver também Mc 3, 29; “Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor tardará a
vir’. E começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a
embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar
(…) e o mandará ao destino dos infiéis. O servo que, apesar de conhecer
a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado
com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu
senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes.
Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a
alguém mais se há de exigir.” ( Lc 12, 45-48).
Nesta parábola o administrador é o ministro da Igreja ( quatro
versículos acima Pedro pergunta ao mestre: “Senhor é para nós que estás
contando esta parábola?” Ao que Jesus responde: “Qual é então Pedro, o
administrador fiel que o Senhor constituirá sobre todo o seu
pessoal?”). Pois bem, o ministro de Deus que for infiel, receberá a
visita do seu senhor “no dia em que não o esperar” (dia de sua morte).
E o Senhor o “mandará ao destino dos infiéis” ( inferno ). Porém a
parábola acena que haverá outros tipos de administradores, e outros
tipos de destino. Aquele que conhece a vontade de Deus mas não se
preparou
como convinha para a sua volta, será açoitado “com numerosos golpes”. Aquele que ignora a vontade de seu Senhor, e fizer coisas repreensíveis será açoitado com “poucos golpes”. Portanto após a morte dos administradores da casa de Deus, uns serão condenados ao inferno, outros serão punidos, uns mais, outros menos, conforme o merecimento de cada um, mas não compartilharão o “destino dos infiéis”. Após a morte, portanto, haverá de haver algum lugar ou “estado” onde os administradores pouco fiéis haverão de ser purificados.
como convinha para a sua volta, será açoitado “com numerosos golpes”. Aquele que ignora a vontade de seu Senhor, e fizer coisas repreensíveis será açoitado com “poucos golpes”. Portanto após a morte dos administradores da casa de Deus, uns serão condenados ao inferno, outros serão punidos, uns mais, outros menos, conforme o merecimento de cada um, mas não compartilharão o “destino dos infiéis”. Após a morte, portanto, haverá de haver algum lugar ou “estado” onde os administradores pouco fiéis haverão de ser purificados.
“Ora , quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o
possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele
não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor
te ponha na prisão. Digo-te: não sairás dali, até pagares o último
centavo.”( Lc, 12, 58-59).
Nesta parábola o Senhor Jesus ensina que, enquanto estivermos nesta
vida devemos ter sempre uma atitude de reconciliação com os nossos
irmãos de caminhada. Devemos sempre entrar “em acordo” com o próximo,
pois caso contrário, ao fim da vida seremos entregues ao juíz ( Deus ),
que por sua vez nos entregará ao executor ( seu anjo ) e este nos
colocará na prisão ( purgatório), dali não sairemos até termos pago à
justiça divina toda nossa dívida, “até o último centavo”. Mas um dia
haveremos de sair. A condenação neste caso não é eterna. Ver também Mt
5, 21-26 e 18, 23-35.
“Eu porém vos digo: todo aquele que se encolerizar contra o seu
irmão terá de responder no tribunal. Aquele que chamar a seu irmão:
‘cretino’, estará sujeito ao julgamento do Sinédrio. Aquele que lhe
chamar: ‘louco’, terá de responder na geena de fogo (…) Assume logo uma
atitude reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho,
para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao
oficial de justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te
digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo” ( Mt
5,22.25-26).
Jesus nos ensina que a ira contra nossos irmãos e as ofensas que a
eles fizermos, merecem toda a reprovação por parte do Pai celeste. Ao
chamarmos nosso irmão de “louco” teremos de responder na geena de fogo.
O fogo sempre foi, em todos os tempos, e também na Bíblia um símbolo de
purificação. Evidente que ninguém é condenado ao inferno para todo o
sempre, somente porque chamou o seu próximo de “louco” ( senão todos
estaríamos condenados ). A chave deste ensinamento, se encontra na
conclusão deste discurso de Jesus: serás lançado na prisão ( nesta
“geena de fogo” ), e dali não se sai “enquanto não pagar o último
centavo”.
“Quanto ao fundamento, ninguém, pode pôr outro diverso daquele que
já foi posto: Jesus Cristo. Agora, se alguém edifica sobre este
fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com
madeira, ou com feno, ou com palha, a obra de cada um aparecerá. O dia
( do julgamento ) demonstra-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo
provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o
construtor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos.
Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo”( I
Cor 3, 10-15).
Paulo fala dos pregadores do Evangelho, que haveriam de edificar a
Igreja sobre os alicerces lançados por ele durante suas viagens
missionárias. Uns edificariam com muito zelo ( com ouro, prata e pedras
preciosas), outros seriam porém, pouco zelosos ( edificando com madeira
), outros seriam negligentes ( edificando a Igreja com feno ou palha ).
De qualquer forma o “dia do Julgamento” demonstraria o que “vale o
trabalho de cada um”. Se a construção resistir, isto é se o ministro
edificou com amor : “o construtor receberá a recompensa”. Se o ministro
foi pouco zeloso pela Igreja : “arcará com os danos”. Porém ele será
salvo apesar de tudo. Como? Sendo purificado, ou seja, “passando de
alguma maneira através do fogo”, isto é, após o dia do julgamento
particular, alguns ministros de Deus deverão ser purificados devido ao
pouco zelo com as coisas da Igreja de Deus.
“Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados(…) padeceu a
morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. É neste
mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos na
prisão, aqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes (…)
Por isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora
sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto
ao espírito.” ( I Pe 3, 18-19 ; 4, 6 )
Esta “prisão” ou “limbo dos antepassados”, onde os espíritos dos
antigos estavam presos, e onde Jesus Cristo foi pregar durante o Sábado
Santo, é figura do purgatório. Com efeito, o texto menciona que Cristo
foi pregar “aqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido
rebeldes”. Temos portanto um lugar onde as almas dos antepassados
aguardavam a salvação. Não é um lugar de tormento eterno, portanto não
é o inferno. Não é um lugar de alegria eterna na presença de Deus,
portanto ainda não é o céu. Mas é um lugar onde os espíritos aguardavam
a salvação. Salvação e purificação comunicada pelo próprio Cristo. Por
isto declara o apóstolo foi o “Evangelho pregado também aos mortos(…)
para que vivam segundo Deus quanto ao espírito”.
“De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos
mortos ? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por
eles? ” ( I Cor 15,29 )
Paulo cita aqui, uma prática cuja índole na verdade desconhecemos.
Segundo alguns estudiosos, os primeiros cristãos preocupados com a
sorte eterna de seus pais ou avós que não haviam conhecido o Evangelho,
e consequentemente não puderam ser batizados, praticavam algum rito ou
oração para que seus parentes ganhassem de alguma forma a salvação,
“batizando-se” em lugar deles. O apóstolo Paulo não condena este
“batismo” pelos falecidos , antes, lança mão justamente dele como
argumento precioso da fé dos cristãos na ressurreição geral dos mortos.
De fato, esta prática demonstra a preocupação dos primeiros cristãos
com relação à salvação de seus pais, antepassados e amigos, traduzida
em algum rito ou oração pelos mortos, por nós hoje desconhecida. A
oração pelos mortos aliás, era uma prática constante entre os primeiros
cristãos, como atestam ainda hoje inscrições em numerosos túmulos e
arcas funerárias cristãs daqueles primeiros tempos.
“Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil
dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e
santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque,
se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e
supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela
recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e
religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório
para que os mortos fossem livres de suas faltas” ( II Mac 12, 43-46)
O general Judas Macabeu ( 160 AC ), herói do povo judeu, faz uma
grande coleta e a envia para Jerusalém, para que os sacerdotes ofereçam
um sacrifício de expiação pelos pecados de alguns soldados mortos. Fica
claro no texto que os judeus oravam pelos seus mortos e por eles
ofereciam sacrifícios. Fica claro também que os sacerdotes hebreus já
naquele tempo aceitavam e ofereciam sacrifícios em expiação dos pecados
dos falecidos. E que esta prática estava apoiada sobre a crença na
ressurreição dos mortos. Subentende este texto que as almas dos
soldados mortos, estavam em algum local ou “estado” de purificação,
pois se estivessem nos céus, as oração dos vivos eram desnecessárias, e
se, por outro lado estivessem no inferno, toda oração seria inútil. E
como o livro dos Macabeus pertence ao cânon dos livros inspirados, aqui
também está uma base bíblica para a oração em favor dos falecidos.
O cristão, que não ora pelos seus mortos, comete pecado contra a
caridade que devemos ter para com os nossos irmãos falecidos, conforme
o ensino bíblico: “Dá de boa vontade a todos os vivos, e não recuses
este benefício a um morto” ( Eclo 7,37 )
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